Cidades

Em Porto Alegre, Bolsonaro afirma ter o desejo de concorrer a presidência em 2026

O ex-presidente da República foi recebido por correligionários do Partido Liberal (PL) na manhã desta sexta-feira (23)

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi pequeno na manhã desta sexta-feira (23). No local, o ex-presidente da República Jair Bolsonaro foi recebido por correligionários do Partido Liberal (PL), e testemunhou a filiação de novos integrantes na sigla.

Durante o evento o presidente estadual do partido, Giovani Cherini, apresentou números relacionados ao último pleito eleitoral e afirmou acreditar no crescimento dos parâmetros da sigla nas próximas eleições.

Tendo sua fala esperada por uma legião de fãs, Jair Bolsonaro foi aplaudido após falar sobre seu histórico político, desde o momento da sua primeira eleição como vereador no Rio de Janeiro.

O ex-presidente relembrou momentos que considerou históricos para o país. Citou a pandemia e a crise hídrica. Disse que quando assumiu havia uma crise ética e moral no país e, que precisava buscar soluções para o Brasil. Bolsonaro afirmou ainda que entregou um país melhor do que aquele que recebeu em 2019. Para ele houve um resgate de valores familiares, da propriedade privada e do direito a defesa.

De maneira semelhante ao ocorrido ontem (22), na FIERGS, Bolsonaro falou em “300 irmãos presos em Brasília, sem direito a defesa e, sem uma culpa formal”.
Durante o discurso ele ainda criticou a imprensa e o poder judiciário. Falou também sobre as questões relacionadas à vacina e também a visita que disse ter recebido do Conselho Tutelar que buscava informações sobre a caderneta de vacinação da filha de 12 anos do ex-presidente.

Sobre o futuro, o ex-presidente da República afirmou acreditar “que possa contribuir ainda com o meu país na política. Peço a Deus que não tenha meus direitos políticos cerceados por parte do TSE. Lógico que não quero perder meus direitos políticos. Em 2026, se eu estiver vivo e elegível, e esta for a vontade do povo, vou disputar essa presidência.”

Após o evento com correligionários, Bolsonaro almoçou em um restaurante nas proximidades da orla do Guaíba e ainda na tarde de hoje viajaria, em princípio, rumo a São Paulo.

Com informações, repórter Fabiano Bernardes.