Memória LEOUVE
Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Nesta quinta-feira (28), que marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Secretaria da Saúde reafirma a importância da prevenção e da testagem para o diagnóstico da doença, com foco nas pessoas com mais de 40 anos de idade. "Se você curtiu os anos 1980, faça o teste das hepatites virais", é o slogan da campanha de prevenção este ano. A mensagem está presente no material informativo que a secretaria distribuiu para os municípios, por meio das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde. Nesta data, a Secretaria reafirma a importância da prevenção e da testagem para o diagnóstico da doença, com foco nas pessoas com mais de 40 anos de idade.
A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, nossa convidada no quadro Consultório Médico, informa que o público-alvo, foi estabelecido porque não havia disponibilidade da testagem para hepatite C antes de 1993.
O diagnóstico dos casos pode ser feito na Atenção Básica de Saúde, e complementado nos Serviços de Atendimentos Especializados às Hepatites Virais. O SUS oferece tratamentos para as hepatites B e C, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.