Memória LEOUVE

Produtores de trigo aguardam chuva para concluir plantio no Estado

Produtores de trigo aguardam chuva para concluir plantio no Estado

A implantação do trigo está quase concluída no Rio Grande do Sul. Apenas nas regiões da Serra e Campos de Cima da Serra ainda restam áreas em finalização. O desenvolvimento se apresenta de forma diversa, dependendo da região e das condições climáticas à época da semeadura. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta semana, algumas lavouras apresentam bom estande de plantas e iniciam o perfilhamento, enquanto as mais tardias enfrentaram problemas de solo mais seco na germinação, contando com menor população de plantas.

 

"Os produtores esperam que, com a ocorrência das chuvas, haja um bom perfilhamento e que este compense a menor quantidade de plantas nascidas", analisa o diretor técnico da instituição, Lino Moura. No geral, as lavouras de trigo se encontram em desenvolvimento vegetativo, evoluindo de forma satisfatória, sendo que algumas lavouras plantadas mais cedo já estão na fase inicial de elongamento (emissão da folha bandeira). 

 

Com a regularização das precipitações e aplicação das adubações nitrogenadas em cobertura, as lavouras recuperaram o desenvolvimento uniforme e vigoroso. Continuam as aplicações das adubações e o controle de invasoras, pois o período de implantação da cultura foi longo pela falta de chuvas. Os agricultores estão sendo orientados a fazer o monitoramento da plantação em função do controle fitossanitário e da presença de pulgões nas lavouras de trigo e de aveia.

 

Com informações do Palácio Piratini