Últimas notícias

Justiça realiza júri no auditório da UCS, em Vacaria

Cerca de 50 alunos acompanharam o julgamento do crime de homicídio qualificado tentado, ocorrido em dezembro de 2014

Foto: Divulgação DICOM/TJRS
Foto: Divulgação DICOM/TJRS

Com o objetivo de aproximar a Justiça da comunidade acadêmica, o auditório do Campus Universitário da UCS, em Vacaria, foi palco de um júri, realizado no dia (16). O Juiz de Direito Substituto da 1ª Vara Criminal da Comarca de Vacaria, Odijan Paulo Gonçalves Ortiz, presidiu o julgamento. Na ocasião, o Promotor de Justiça Damásio Sobiesiak atuou na acusação. E o Defensor Público Rodrigo Vazatta fez a defesa do réu.

Cerca de 50 alunos acompanharam o julgamento do crime de homicídio qualificado tentado, ocorrido em dezembro de 2014. Antes de iniciar a sessão do júri, a Professora da UCS, Naura Rech, fez uma breve apresentação e falou da iniciativa em parceria com o judiciário. Após, representantes da defesa e acusação falaram sobre carreira jurídica e suas funções institucionais. Durante o julgamento, também houve explicação didática de cada etapa, para que os acadêmicos entendessem o procedimento especial do Júri.

O processo julgado tratava de um homicídio qualificado, na modalidade tentada, praticado pelo réu Ângelo Ricciely Corrêa Machado contra Cleiton Hofman Vieira. O crime aconteceu no dia 26 de dezembro de 2014, por volta das 00h10, na Avenida Moreira Paz, próximo à agência do Banco do Brasil, no Centro de Vacaria.

Conforme denúncia do Ministério Público, o réu Ângelo estava com uma arma de fogo e atirou contra a vítima, Cleiton Vieira, provocando lesões. O Conselho de Sentença decidiu pela absolvição do acusado.

No encerramento do júri, a Professora Naura Rech celebrou a parceria com o Judiciário: “Júri real no Campus universitário de Vacaria. Momento nobre para a comunidade acadêmica!