Comportamento

Animais do Zoo de Gramado tem cuidados reforçados durante o inverno

Veterinários do local reforçam calorias na alimentação dos bichanos durante o período de temperaturas mais baixas

(Foto: Helder Ramos / Divulgação)
(Foto: Helder Ramos / Divulgação)

O inverno teve seu início nessa quarta-feira (21), e com a chegada da nova estação não são apenas os humanos que precisam de cuidados redobrados com as baixas temperaturas. Os animais por exemplo, também precisam de uma série de medidas diferenciadas.

Por isso, no GramadoZoo, a equipe técnica adota cuidados especiais, como o reforço na alimentação dos bichanos, aumentando as calorias que eles ingerem. Para isso, aves e primatas vão se deliciar com comidas, como polenta, amendoim, pinhão e milho crioulo.

No recinto aves do Brasil, araras, tucanos e papagaios receberam polenta com sementes. Mutuns e seriemas também adoraram a pizza de polenta. Já no recinto dos bugios-pretos, a família inteira aproveitou um bolo de polenta, com folhas e amendoim.

(Foto: Helder Ramos / Divulgação)

“Com a chegada do frio, complementamos a refeição dos animais. Oferecemos nutrientes mais calóricos para que eles mantenham o bem-estar na temporada de inverno”, diz a bióloga Tathiana Gosaric de Barros, responsável técnica do zoológico.

Além de reforçar a caloria na alimentação, a equipe técnica promove atividades de enriquecimento ambiental propícias para a temporada de frio. Segundo a bióloga, onças, pumas e outras espécies são submetidas a atividades aeróbicas para manter o corpo aquecido.

*Créditos: Fernanda Fauth