Memória LEOUVE

Esperando o novo morador

Esperando o novo morador

Que delícia é planejar cada detalhe e, ansiosamente, esperar a chegada de um bebê na família.

 

Quartos de bebês parecem ser fáceis para decorar por não precisarem de muitos móveis, mas temos que prestar a atenção em alguns detalhes que são importantes tanto para o bem estar dessa criaturinha quanto para a sua segurança.

 

1 – ESTILO DO QUARTO

Definir o estilo para iniciar a decoração é o primeiro passo. O estilo influência no layout, enxoval e iluminação. Caso essa não seja uma meta para o ambiente, querendo algo mais simples, inicie pelas cores.

Alguns preferem definir por gênero, outros querem algo mais neutro ou ousado. Há temas unissex que não interferem no tempo de saber o sexo da criança.

Antigamente os dormitórios eram apenas menino – azul e menina-rosa. Hoje em dia, esse conceito já se perdeu, podendo variar a critério do gosto dos pais.

Segue alguns estilos mais usados:

A) Provençal: Inspirado na região de Provence na França, esse estilo tem como base tons pastéis, lavanda e muito branco. O mobiliário ousa em detalhes talhados na madeira, utilizando candelabros como iluminação e papeis de paredes se mesclam entre listras e florais. É um estilo bastante frequente utilizado em dormitório de meninas.

B) Clássico: Utilizando um mobiliário mais pesado em madeira aparente, esse estilo é inspirado nas cortes europeias do século XVIII. Os tons amarelados e marrons são mais frequentes e sua iluminação mais intimista. Muitos detalhes são encontrados nos tecidos, e a presença do dossel é quase certa. O restante da decoração tem ar mais sombrio.

C) Retrô: Com influência das décadas de 50 e 60, seus móveis são simples, utilizando pés palitos e madeiras claras ou brancas. Utiliza poucos itens decorativos e formas geométricas são mais aplicadas nos papéis de parede. Costumam ser quartos mais minimalistas, com tons frios.

D) Natureza: utiliza bastante verde e desenhos que remetem ao campo. O mobiliário pode variar de clássico ao moderno, ousando na temática de árvores e animais.

E) Esporte: Também podendo variar do clássico ao moderno, o enxoval e decoração remetem ao esporte escolhido. A paleta de cores geralmente são mais ousadas, utilizando muito do vermelho, verde e azul.

F) Praia: Inspirado na decoração navy, utiliza a cor branca, azul e vermelho, geralmente compostas em listras. Sua decoração geralmente é composta por barcos, cordas e bóias.

G) Moderno: Possível mesclar inúmeras cores e objetos, geralmente com móveis mais modernos e assinados. Geralmente cores frias associadas com algum tom mais quente.

H) Personagens: Geralmente inspirado em contos de fadas, livros clássicos e filmes da Disney. Mobiliário e cores dependem do que for escolhido.

 

Nada impede na mescla de estilos…o quarto ficará confortável com amor presente nele!

 

2 – LAYOUT E MOVEIS

São 3 itens os principais em um dormitório de bebê: cômoda com trocador, berço e cadeira de amamentação. Móveis a mais irão depender do espaço.

Outro móvel que muitos pais apostam são em baús. Eles serão essências com os brinquedos que virão com o tempo.

 

3 – CORES

Para quem escolheu um tema, as cores ficarão por conta da temática. Quem prefere partir de uma paleta de cores, há algumas regrinhas para não extrapolar e errar no equilíbrio.

Você pode misturar várias cores, desde que saiba dosa-las.

Cores x Crianças: cores quentes costumam estimular e as frias a acalmar.

Além disso, os bebês quando nascem tem dificuldade para distinguir tons parecidos, como vermelho e laranja. Por isso ficam mais confortáveis com cores contrastantes. Entre 2 e 4 meses de idade, as diferenças entre cores vão ficando mais claras e seu bebê começa a ver suas diferenças.

Quanto ao preto, não tenha medo de usar. Equilibrado com outras cores pode trazer efeitos fantástico na decoração.

 

4 – ILUMINAÇÃO

Essa é uma questão que precisa ser muito pensada. O ponto principal é a dimerização. O dimmer é um circuito que permite ajustes de intensidades, possibilitando ter um ambiente com iluminação mais fraca ou forte de acordo com os momentos.

Não ofusque em pontos que fiquem acima do berço. Iluminação direta só em caso de querer pontuar algo específico da decoração.

Ideia de céu estrelado é ótima.

 

5 – PAREDES

Além da pintura, hoje em dia há uma gama enorme de revestimentos para colocar nas paredes dos quartos dos bebês.

O mais usual é o papel de parede, que pode ser colocado em ate 3 formas diferentes: no quarto todos, uma parede especifica, ou meia parede em volta de todo dormitório.

Outro artificio são os lambris aplicados em meia parede que deixam o quarto bem aconchegante.

 

6 – DECORAÇÃO

Assim como o enxoval, a decoração depende das cores e do tema.

Para a decoração é sempre bom prever nichos e prateleiras, ficando nos espaços aéreos.

É bom que esses detalhes fiquem no mínimo 1,20m do chão, para que quando ele começar a caminhar não bata a cabeça.

 

Confira as fotos e curta muito esse momento!!!