Memória LEOUVE

MTG é homenageado na Câmara de Bento pelos seus 50 anos de história

MTG é homenageado na Câmara de Bento pelos seus 50 anos de história

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) recebeu uma homenagem pelos seus 50 anos completados neste ano, em sessão solene de Portaria de Louvor e Agradecimento na noite de quarta-feira, dia 20, no plenário da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. 

 

A entidade iniciou sua história em outubro de 1966, quando o movimento nativista foi oficializado com a bandeira do MTG. Atualmente a instituição conta com 1700 entidades e no país são oito federações e uma confederação brasileira tradição gaúcha. 

 

Com um milhão de associados, o movimento atinge 90% dos municípios do estado, informa o presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro. "É uma consequência de um processo, de um sentimento de pertencimento a nossa identidade, a nossa cultura e a nossa tradição", comemora. 

 

E a importância dos jovens no movimento, que ousam carregar a bandeira do Rio Grande do Sul e resgatam a identidade regional, com isso pode vir mais 50 anos, afirma Callegaro. "Que os jovens possam fazer os questionamentos que a nossa sociedade nos impõe hoje, vivemos novos tempos, novo momentos, a sociedade nos coloca a cada dia novos desafios e nos temos que ter a capacidade de fazermos essa leitura de vida", explica. 

 

Estavam presentes na solenidade além do presidente do MTG, Nairioli Antunes Callegaro e os representantes do tradicionalismo local, o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Turismo, Gilberto Durante, o secretário de Viação e Obras Públicas, Sérgio Gabrielli, o secretário de Cultura, Evandro Soares, o secretário-geral de Governo, Jovino Nolasco de Souza.

 

A homenagem foi proposta pelo vereador Valdecir Rubbo (PTB) e subscrita por todos os parlamentares da Casa.