Memória LEOUVE

Número de trotes recebidos pela BM é três vezes maior que o de ocorrências

Número de trotes recebidos pela BM é três vezes maior que o de ocorrências

Através do número 190, a Brigada Militar de Caxias do Sul, recebeu 181.628 ligações, entre janeiro e junho deste ano. Os números foram apresentados durante coletiva de imprensa convocada pelo 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM).

 

Em dados específicos, os trotes somam 28% dos contatos telefônicos realizados no período, com 50.487 ligações. O mês com maior incidência foi fevereiro, com mais de 11 mil chamadas. Uma média de 390 trotes por dia durante o mês.

 

Para se ter uma ideia, são três vezes mais trotes do que ocorrências geradas, que totalizaram 16.829 contatos; apenas 9% dos telefonemas.

 

Segundo o Major Ubirajara, subcomandante do 12º BPM, o trote “é uma chaga que existe há muitos anos e que é difícil de combater. Em termos de Polícia, não tem como combater, é uma questão cultural. Por isso as vezes pessoas ligam no 190 e não entendem porque só da ocupado.”

 

De acordo com o Major, “a grande maioria dos trotes é feito pro crianças, principalmente em saídas de escolas. Agora, talvez, esteja diminuindo um pouco devido ao número de orelhões, mas continua um número muito elevado. Precisa de uma conscientização para que a gente deixe o 190 livre para quem realmente precisa”.

 

Comunicação falsa de crime ou de contravenção é passível de até seis meses de prisão e aplicação de multa.