Memória LEOUVE

PMDB já faz pré-campanha e vai definir Gabardo no dia 23

PMDB já faz pré-campanha e vai definir Gabardo no dia 23

Único pré-candidato à prefeitura de Bento Gonçalves com ações que aproveitam as possibilidades de pré-campanha eleitoral, o atual presidente municipal do PMDB, César Gabardo, deverá ter seu nome confirmado para ser o candidato a prefeito pelo partido no dia 23 de julho, data marcada para a realização da convenção da sigla. A única indefinição é quanto à decisão sobre o companheiro de chapa: o partido ainda não sabe se disputará o pleito em chapa pura ou se o candidato a vice será definido através de uma eventual coligação.

 

Essa definição deverá ser realizada ouvindo a comunidade, afirmou o presidente do PMDB. “Nós temos que conversar com a sociedade e analisar quem é o melhor nome que os partidos podem oferecer. Não pelo partido, mas aqueles que cairão melhor no agrado da comunidade, que tenha um perfil parecido daquele que a gente imagina para administrar o município”, garante. Caso a opção recaia sobre uma chapa composta por dois nomes apresentados pelo PMDB, cresce a possibilidade de que o ex-prefeito Alcindo Gabrieli seja o indicado.

 

Outra definição é que o PSB e o PSC devem estar coligados com o PMDB para disputar a prefeitura, mas o partido ainda segue em tratativas para contar com o apoio de outras siglas.

 

Além da pré-candidatura a vice, as indefinições ocorrem também no que se refere às coligações para a busca de vagas para o Legislativo. Enquanto o cenário das coligações se desenha, o PMDB trabalha junto à comunidade para a elaboração de um plano de governo. Na quinta-feira, dia 14, o partido reuniu centenas de pessoas para debater os temas prioritários para a formação do projeto que será apresentado à sociedade em outubro.

 

Em outra ação, o partido aproveita a possibilidade de realização de uma pré-campanha, permitida pela legislação eleitoral, sem pedir votos, mas apresentando o pré-candidato em vídeos em que debate com a população e apresenta posições pessoais sobre questões que estarão em pauta nas eleições.

 

De acordo com a legislação, esse comportamento é possível sem caracterizar propaganda eleitoral antecipada, desde que não haja pedido explícito por voto. A nova regra está prevista na Reforma Eleitoral 2015, que permite que os pré-candidatos divulguem suas posições sobre questões políticas e possam ter até mesmo suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com a cobertura da imprensa.