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Marcopolo apresenta primeiro protótipo de micro-ônibus autônomo da América do Sul

Essa é grande conquista para a indústria automobilística brasileira e coloca o país no seleto grupo de nações que domina a tecnologia

(Foto: Marcopolo  Divulgação)
(Foto: Marcopolo Divulgação)

A Marcopolo, empresa brasileira líder na fabricação de ônibus, anunciou na última quarta-feira (14), a apresentação do primeiro protótipo de micro-ônibus autônomo da América do Sul. Esse projeto pioneiro foi desenvolvido ao longo de dois anos pela Marcopolo Next, área responsável pela aceleração de projetos de inovação da empresa, em parceria com a Lume Robotics, uma startup brasileira de mobilidade autônoma.

O protótipo é baseado no modelo Volare Attack 8 e possui capacidade para transportar até 21 passageiros. A tecnologia autônoma permite que o micro-ônibus opere de forma completamente autônoma, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento remoto. Esse avanço tecnológico representa uma grande conquista para a indústria automobilística brasileira e coloca o país no seleto grupo de nações que dominam essa tecnologia.

Uma das principais vantagens desse micro-ônibus autônomo é a sua capacidade de operar na faixa ideal de eficiência, o que resulta em uma redução significativa no consumo de combustível e na emissão de poluentes. Além disso, o veículo autônomo foi projetado com um alto nível de segurança e conforto para os passageiros.

Visa atender o desenvolvimento das cidades
André Vidal Armaganijan, CEO da Marcopolo, destaca que a empresa investiu em soluções que visam atender às necessidades dos passageiros e aos desafios das cidades modernas. Ele ressalta que o micro-ônibus autônomo é um exemplo de inovação alinhada com as tendências globais de mobilidade. O desenvolvimento desse protótipo contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. Além disso, o veículo possui um sistema robótico avançado que permite seu funcionamento autônomo em situações específicas, como circuitos fechados de baixa velocidade.

Os testes do protótipo tiveram início em dezembro de 2022 e, após uma etapa inicial bem-sucedida, foi realizada a primeira avaliação em ambiente operacional real em março deste ano, na siderúrgica ArcelorMittal Tubarão, que foi escolhida como cliente-parceiro para os testes. João Paulo Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo, ressalta que os estudos para o desenvolvimento do micro-ônibus autônomo reforçam o conhecimento e o potencial de inovação da engenharia brasileira. Ele destaca que o Brasil se junta aos Estados Unidos, Alemanha e China como países que estudam a viabilidade dessa tecnologia.

A tecnologia autônoma desenvolvida pela Marcopolo pode ser aplicada em qualquer um dos ônibus da empresa, desde que eles possuam câmbio automático. No caso do Volare Attack 8, que foi escolhido para essa etapa dos estudos, todo o hardware e software são embarcados diretamente no veículo, dispensando a necessidade de conexão com a internet e reforçando a segurança cibernética do protótipo.