A greve dos Servidores do Detran/RS, deflagrada na última sexta-feira pela categoria, ainda não está afetando diretamente os serviços em Caxias do Sul.
Conforme o Diretor administrativo do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicfc), Jovir Bertoti, alguns funcionários aderiram à greve, mas não há atraso em exames teóricos e práticos. “Os funcionários do Detran contratados estão trabalhando normalmente, fazendo exames teóricos e práticos. Já alguns concursados aderiram à greve, mas o serviço ainda está normal”, garante.
Ainda conforme Bertoti, a situação não é comprometedora porque houve uma diminuição na demanda. “Com a crise econômica, a demanda de trabalho diminuiu cerca de 40%. Então diminuiu um pouco a prestação de serviço, mas a demanda também está menor”, esclarece.
O Sindicato dos Servidores do Detran/RS (Sindet) enviou as reivindicações da categoria e uma proposta de reestruturação do órgão formatada pelos servidores a Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) na terça-feira, dia 12. Os servidores do Detran pedem a reposição da inflação (de julho de 2012 a maio de 2016) aos salários, o fornecimento de auxílio refeição sem a contrapartida do funcionário e a execução de promoções e progressões represadas.
Uma nova reunião foi marcada para esta quinta-feira, dia 14, para avançar nas negociações.