Memória LEOUVE

Polícia Civil de Canela inaugura cartório contra a corrupção

Polícia Civil de Canela inaugura cartório contra a corrupção

Um espaço para combater, em âmbito local, um dos maiores males do Brasil. Assim pode ser definido o Cartório de Combate à Corrupção, aos Crimes contra a Administração Pública e à Lavagem de Dinheiro, inaugurado na manhã desta terça-feira, 12, junto a Delegacia de Polícia de Canela. A iniciativa, pioneira no Estado, pretende reunir em um cartório especializado as investigações policiais relacionadas ao tema no município da Serra Gaúcha.

Na solenidade, com a presença do delegado regional de polícia de Gramado (2ª DPRI), Heliomar Franco, policiais civis, imprensa e membros da comunidade canelense, o delegado Vladimir Medeiros, titular da DP de Canela e idealizador do projeto, apresentou os objetivos e formatação do cartório. Segundo ele, em razão da demanda crescente na investigação policial de crimes que envolvem corrupção, prejuízos praticados por particulares ou agentes públicos contra o poder público e a necessidade de combate à lavagem de dinheiro para desarticulação de grandes grupos criminosos, procurou-se especializar a atuação da Polícia Civil, sendo destacada uma policial civil com experiência e formação na área junto ao Ministério da Justiça.

 

A inspetora Patrícia Fernanda Dresch, titular do cartório, terá sob sua responsabilidade cerca de 25 investigações policiais em andamento. “Trata-se de uma especialização nas investigações policiais objetivando resultados mais efetivos nessa área, tão sensível à comunidade por tratar, em muitos dos casos, com verbas públicas”, destacou Vladimir Medeiros. Ele referiu, ainda, que a Polícia Civil possui, atualmente, diversas ferramentas e plataformas disponíveis para a realização de investigações policiais na área, o que garantirá, em breve, resultados positivos para os inquéritos policiais do cartório.