Memória LEOUVE

Defesa Civil descarta enchente do Rio Caí ao menos por enquanto

Defesa Civil descarta enchente do Rio Caí ao menos por enquanto

Depois de uma noite de angústia e preocupação, os moradores de São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Montenegro, no Vale do Caí, já podem ficar mais tranquilos. Mesmo com as fortes chuvas que atingiram a região na segunda-feira, está descartada, pelo menos para essa terça, a ocorrência de uma nova enchente na região.

 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Amoreti Tavares, às 15 horas o Rio Caí estava em 3,46 metros acima do nível em Montenegro, abaixo da linha de risco, considerada a partir dos quatro metros. “O rio deve estabilizar por volta das 18 horas e não deve passar do paredão do cais. Não haverá inundação da Rua Coronel Álvaro de Moraes e nem de moradias nos bairros Industrial e Olaria, dois dos principais afetadas em caso de enchente.” O estado de alerta, porém, continua devido a previsão de mais chuva forte até o fim de semana. “Isso pode mudar esse quadro, mas estamos monitorando tudo”, destaca Tavares.

 

Em São Sebastião do Caí, onde o Rio Caí chegou a subir 1,5 metro por hora durante a madrugada e a chegar a 10,55 metros acima do nível, invadindo as ruas e passagens mais próximas das águas, a situação também está sob controle. De acordo com o coordenador da Defesa Civil caiense, Pedro Griebler, as águas começaram a recuar ainda pela manhã e marcava 9,8 metros acima do nível às 15 horas. “Saímos do estado de alerta, marcado quando as águas rompem a barreira dos dez metros. Começamos as remoções com 11 metros e as primeiras casas são alagadas com 11,5 metros. Então não será hoje a primeira cheia de 2016”, disse ele.