Memória LEOUVE

PTB de Bento aposta em Rubbo como potencial candidato

PTB de Bento aposta em Rubbo como potencial candidato

Sob uma aura de indefinição, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Bento Gonçalves já tem data para realizar a convenção que vai decidir os rumos da sigla nas eleições municipais de outubro deste ano: o dia 26 de julho foi o escolhido para marcar a definição do partido, que ainda não sabe se lançará candidatura própria, se anunciará uma candidatura à vice em outra chapa ou mesmo se haverá coligações. Mesmo assim, a sigla aposta que o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo, é um dos nomes fortes para o pleito.

 

A única certeza, de acordo com o presidente da sigla no município, Jairo Alberici, é com relação às pré-candidaturas para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Segundo ele, o objetivo é dobrar o número de votos em relação às eleições de 2012, quando foram conquistados cerca de seis mil. “Nós temos um parecer de fazer uma bela votação no nosso partido e com isso, de repente, definir as eleições para prefeito”, arroga, para logo depois agir com humildade. “Não quer dizer que o PTB vai definir as eleições, em absoluto. A gente somente quer fazer mais votos do que em 2012”, afirma.

 

Ele ressalta ainda que o número de pré-candidatos a vereador na sigla está completo: este ano, em torno de 10 mulheres e 35 homens vão disputar uma vaga no Legislativo. Entre eles, conforme Alberici, o partido deverá escolher mais ou menos 25 nomes de candidatos através de critérios “transparentes e democráticos”, afirmou, sem entrar em detalhes.

 

Atualmente, o partido tem a maior bancada na Câmara, depois de receber a filiação de quatro vereadores neste ano, Valdecir Rubbo e Clemente Mieznikowski, que saíram do PDT, e Paulo Roberto Cavalli e Valdemir Marini, ex-integrantes do PT.

 

O partido ainda acredita que, apesar de estar envolvido nas investigações sobre as supostas fraudes na realização do concurso da Câmara de Vereadores em 2014, o ex-presidente do Legislativo Valdecir Rubbo ainda é considerado “candidato em potencial” pelo presidente da sigla. “Até que provem o contrário, ele é inocente. Não foi julgado, não foi condenado. Para nós, é bem tranquilo. Veio para somar e, com certeza, dentro do PTB, ele tem as portas abertas”, garante.

 

 

Reportagem: Francine Boijink
Texto final: Rogério Costa Arantes