Cidades

Azeite gaúcho é considerado o melhor do Hemisfério Sul

Esta é a primeira vez que um produto brasileiro deste tipo conquista o prêmio

(Foto: Vivian Mattos / Divulgação)
(Foto: Vivian Mattos / Divulgação)

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, localizada em Canguçu, no Sul do Estado, o Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “frutado” foi reconhecido como o melhor do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award. Esta é a primeira vez que um azeite brasileiro conquista o prêmio. Criada pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) em 2000, a distinção é considerada a mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem. O blend frutado do Azeite de Oliva Extravirgem Potenza foi elaborado por Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes. Com acidez máxima de 0,014%, é preparado com as variedades arbequina, coratina e frantoio, cultivadas dentro dos mais altos padrões de qualidade. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise minuciosa da especialista.

O prêmio é o único do mundo com peso nota 10 no Evoo World Ranking. Os azeites de oliva extravirgens Pecora Nera e Potenza, entre outros, são extraídos em um lagar, estabelecimento específico para a produção, construído em 2021 e com alto nível tecnológico e capacidade de processamento. Localizado no olival Paraíso, em Canguçu, o local faz parte da Rota Turística Olivais da Serra dos Tapes e é aberto para visitas guiadas, com agendamento. Os visitantes têm oportunidade de aprender sobre a cultura do azeite e outras curiosidades.

Inovação

Startups brasileiras interessadas em expandir atividades e internacionalizar operações para Macau e África do Sul podem participar do programa land2land Connect, que ocorre amanhã e sexta-feira. O projeto é do Sebrae e da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Os encontros gratuitos serão transmitidos pelo canal da Anprotec no YouTube.

Nota fiscal

O “Fecomércio-RS Debate” marcado para esta quarta-feira reunirá especialistas e representantes de entidades para discutir as implicações da obrigatoriedade do vínculo do comprovante de pagamento eletrônico com a nota fiscal. Empresários e interessados podem se inscrever gratuitamente em hotsites.fecomercio-rs.org.br/debate/. O encontro ocorrerá na sede da Federação, na rua Fecomércio, 101, em Porto Alegre, às 14h.

Fonte: Correio do Povo