Memória LEOUVE

Prevenção é o principal foco da Defesa Civil em Bento Gonçalves

Prevenção é o principal foco da Defesa Civil em Bento Gonçalves

Conscientizar as pessoas para cuidados básicos que possam minimizar casos de enchentes, desabamentos e fogo, assim como prepará-los para eventuais casos de desastres naturais e principalmente trabalhar ações de prevenção são os principais focos da Defesa Civil, apresentados no seminário de proteção do grupo na noite de quinta-feira, dia 7, em Bento Gonçalves. 

 

O novo Plano de Contingência da Defesa Civil foi programado justamente para orientar a equipe de trabalhadores e voluntários da comunidade com medidas que devem ser tomadas em diversas situações de risco, principalmente no inverno, em que as chuvas são mais rigorosas. E o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) faz parte do plano, e por meio dele que será ampliado o trabalho com os auxiliares. 

 

Esclarecer, preparar e proporcionar a comunidade um conhecimento de ações programadas e rápidas que possam evitar o maior número de danos possíveis em decorrência de chuva forte são pautas do seminário, conforme Miguel Ehlert, coordenador do núcleo no município. "Bento tem um grande problema, que é nossa preocupação hoje, as casas nas encostas, e por isso pensamos muito em prevenir e isso claro, que começa até na escola", afirma.

 

Estiveram presentes na ocasião representantes de bairros do município e também o grupo de coordenadores voluntários da Defesa Civil de Caxias do Sul. O intuito dos auxiliares em participar do encontro, segundo Jober Lopes, presidente da Associação dos Agentes Voluntários da Defesa Civil de Caxias é para trocar experiências e informações, visando a união de forças com Bento. "Com a troca de informações podemos melhorar nossos trabalhos em Caxias e trazer pra cá nossas informações, para que eles consigam ter um norte para iniciar aqui", explica.