Memória LEOUVE

Entidades de Bento buscam contrapartida do Estado para a segurança

Entidades de Bento buscam contrapartida do Estado para a segurança

Um maior aporte para o trabalho da Brigada Militar de Bento Gonçalves esteve em foco em uma reunião realizada em Porto Alegre na quarta-feira, dia 7. Uma comitiva do município, recebida pelo secretário de Segurança, Wantuir Jacini, foi em busca de uma contrapartida estadual para os investimentos necessários na área.

 

Um projeto para melhorias na infraestrutura da Brigada Militar, realizado por meio de entidades privadas, foi apresentado na oportunidade. De acordo com Elton Gialdi, que integra um grupo de trabalho apoiador do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), o investimento gira em torno de R$ 700 mil. O engajamento é para a aquisição de duas viaturas blindadas completas, de uma sala de comando e controle adequada às necessidades e para a  troca de rádios analógicos por digitais.

 

“Já temos um comprometimento do poder público municipal como contrapartida, direcionando recursos do município para este projeto do Consepro. Nós fomos até o secretário de Segurança Pública do Estado cobrar uma contrapartida do Estado. Afinal de contas, a segurança pública seria o Estado que deveria nos fornecer”, explica Gialdi.

 

O encontro, segundo ele, gerou uma sensação otimista, embora o governo do estado não tenha definido um prazo para dar um retorno sobre a questão, mas houve um comprometimento de que a comitiva terá uma resposta. “A partir desse projeto que a gente apresentou para ele, acho que realmente ele tem ciência que Bento Gonçalves é um município importante, o turismo de Bento é bem expressivo. Acho que Bento vai ter um retorno bem interessantes do Estado também com efetivo policial”, torce.

 

A questão da concessão de áreas públicas para a construção do novo presídio também foi assunto da reunião.