O bento-gonçalvense e medalhista olímpico Marcus Vinícius Simões Freire, um dos integrantes da geração de prata, na modalidade voleibol é um dos 25 atletas a carregar a Tocha Olímpica neste sábado, dia 9, na Capital do Vinho.
Com um histórico de conquistas no esporte, Freire alcançou a medalha na segunda colocação nos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles, nos Estados Unidos. E atualmente ele é superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro.
E nos Jogos Pan-americanos de 1999 em Winnipeg, no Canadá, ele chefiou a equipe do Brasil, assim como no Rio de Janeiro em 2007. E esteve a frente também da missão nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, na China, que foram consideradas as maiores delegações brasileira em Olimpíadas.
Mas seu conhecimento e experiência no esporte está marcada também nas 366 páginas do livro "Ouro Olímpico", lançado em 2007. A obra foi concluída em parceria com a jornalista Deborah Ribeiro de Almeida, em que relada o marketing olímpico e esportivo mundial desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade até os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.