Memória LEOUVE

Bento-gonçalvenses poderão votar para consulta popular até quinta-feira, dia 7

Bento-gonçalvenses poderão votar para consulta popular até quinta-feira, dia 7

A participação da comunidade na consulta popular pode definir a vinda de uma verba para investimentos em Bento Gonçalves. A votação iniciou na quarta-feira, dia 5, e pode ser realizada pela internet ou em frente a Administração Municipal. 

 

Essa verba é destinada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede/Serra) para investimentos e serviços que contarão no orçamento do Rio Grande do Sul em 2017. O município está competindo com outros, e aquele que fizer mais votos terá direito a verba maior de 40% que corresponde a R$ 900 mil e os outros quatro recebem 15% cada um, cerca de R$ 300 mil. O município precisa de cerca de oito mil votos para validar a consulta.

 

Os populares podem votar em seis áreas, como turismo, cultura, desenvolvimento econômico, minas e energia, saúde e secretaria de desenvolvimento rural.  Nos dois primeiros dias a porcentagem aponta para minas e energia, segundo Rosana Guerra, uma das organizadoras da ação. "O povo está participando bastante, mas por enquanto eles pedem pra energia no interior, porque na zona rural é muito carente", afirma Rosana. 

 

Para votar é necessário entrar no site, ter o título eleitoral em mãos e escolher entre um dos programas que considerar mais importante para a cidade. A votação segue até a quinta-feira, dia 7, em todos os municípios do estado.  E a apresentação dos resultados será feita no dia 14 de julho. 

 

E ações serão realizadas em agosto com reuniões setoriais, respectivas dos programas vencedores, para definição dos projetos regionais e implantação no orçamento de 2017.