Memória LEOUVE

“Qualquer ação contra a tocha será reprimida”, garante Major da BM em Caxias

“Qualquer ação contra a tocha será reprimida”, garante Major da BM em Caxias

 A Tocha Olímpica já está há quatro dias no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, dia 5, o revezamento passou pelas cidades de Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Hoje, quarta-feira, a chama olímpica passará por São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande e Pelotas. Na quinta, o revezamento passa por São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre e somente na sexta-feira chega a Caxias do Sul, por volta das 18h, após passar por Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis.

 

Para garantir a segurança do símbolo máximo das Olimpíadas, as forças de segurança de Caxias estão mobilizadas e em sintonia com o comboio que faz a segurança durante o revezamento. “Toda segurança aproximada da tocha é realizada por integrantes da Força Nacional, com apoio do Batalhão de Operações Especiais de Porto Alegre”, explica o Major Ubirajara, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar.  “A Brigada irá participar fornecendo policiamento ostensivo no percurso e nos locais de parada da tocha”, conta.

 

No Facebook, um evento criado convida as pessoas a "Jogar Água na Tocha Olímpica em Caxias". Em Maracaju, no Mato Grosso do Sul, um homem de 27 anos foi preso no dia 26 de junho após jogar um balde com água em direção ao símbolo. O Major Ubirajara garante que, em Caxias, qualquer ação que vise atrapalhar o revezamento da Tocha será reprimida. “Qualquer ação contra a Tocha Olímpica será reprimida pelas forças de segurança. Os setores de inteligência estão monitorando as redes sociais e também teremos agentes infiltrados na assistência. Teremos um pelotão de controle de distúrbios civis de prontidão em batalhão, caso seja necessária alguma intervenção contra manifestantes. A tentativa é válida, mas não sei se vão obter êxito”, garante o major.

 

Outra preocupação é em relação ao trânsito na passagem da Chama Olímpica. Entre as principais orientações de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, estão:

 

EPI Imigrante: no momento da chegada da Tocha, a EPI deve ficar alguns minutos sem entrada e saída de ônibus;

 

Sinimbu: deve fluir normalmente e sofrer algum bloqueio somente bem próximo à passagem;

 

BR-116, sentido Galópolis – Imigrante: a orientação é que veículos pesados acessem apenas até as 17h ou somente após a passagem do comboio;

 

BR-116, sentido Ana Rech – Imigrante: não haverá bloqueio, apenas redução do fluxo próximo ao momento da passagem do condutor;

 

Av. Júlio de Castilhos: próximo ao momento da passagem deve ficar alguns minutos bloqueada;

 

As demais ruas da cidade que estão no percurso devem sofrer alterações somente na véspera da passagem, sendo liberadas em seguida.

 

A chegada da Tocha Olímpica nos Pavilhões da Festa da Uva está prevista para as 20h. Ao longo do trajeto, 65 pessoas vão conduzir a Tocha Olímpica, com destaque para o atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Adenor Bachi, o Tite, que fecha o revezamento na cidade.

 

O evento nos Pavilhões da Festa da Uva é aberto. O transporte para o local também será gratuito, com ônibus saindo em frente à Escola Estadual Presidente Vargas às 17h, às 17h40min, às 18h e às 18h20min. Para retorno, haverá ônibus às 21h e às 21h30min.