Memória LEOUVE

Secretário descarta depósito irregular de lixo hospitalar em Bento

Secretário descarta depósito irregular de lixo hospitalar em Bento

O secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Enio De Paris, desmentiu, na manhã desta terça-feira, dia 6 de julho, a denúncia de que lixo hospitalar estaria sendo descartado irregularmente na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), feita pela vereadora Neilene Lunelli (PT) durante a sessão legislativa da noite da segunda-feira, dia 5.

 

De acordo com a vereadora, ela teria recebido fotos e vídeos que comprovariam que “uma grande quantidade de lixo hospitalar estaria exposta em uma área nos fundos da UPA”.

 

O secretário afirmou que o material apresentado pela vereadora não se trata de lixo hospitalar, mas de frascos de medicamentos vazios utilizados pelas Unidades Básicas de Saúde do município, que serão devidamente acondicionadas para serem descartadas posteriormente.

 

“Não é lixo hospitalar. São apenas frascos de medicamentos cujo destino final deve ser uma fundação ou entidade que será contratada para esse fim”, afirmou De Paris.

 

O secretário disse que o material, devidamente acondicionado em sacos plásticos, é deixado no local por pouco tempo, até o depósito mantido pela vigilância sanitária abrir para receber o material. O que ocorreu, segundo o secretário, é que, naquele momento, não havia um local específico para o depósito do material antes da abertura do depósito, o que será corrigido com a colocação de um novo tambor no local.

 

Em nota oficial, a secretaria informou que todo o material químico produzido nas UBSs “é acondicionado em recipientes apropriados, em local adequado e recolhido periodicamente pela Fundação Proamb, sob controle da Vigilância Ambiental”.

 

 

De Paris revelou que a licitação para a contratação de uma empresa que dará destinação final ao material será aberta em no máximo 60 dias.