Brasil

Ouvidoria da Polícia de São Paulo critica ação em que homem negro é carregado amarrado

De acordo com o órgão, imagens remetem aos tempos de escravidão

Vídeo circulou nas redes sociais e chocou a população (Foto: Reprodução)
Vídeo circulou nas redes sociais e chocou a população (Foto: Reprodução)

A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo considerou “chocantes” as imagens que circulam nas redes sociais em que policiais militares carregam um homem com as mãos e pés amarrados. No vídeo, os agentes levam o rapaz segurando-o por uma corda e pela camiseta. Amarrado, ele é colocado no porta-malas de uma viatura.

O homem, negro, é suspeito de praticar um furto na capital paulista. Na visão do ouvidor Cláudio Silva, as imagens remetem ao período de escravidão no Brasil. “As imagens de um homem negro sendo carregado com mãos e pés amarrados são chocantes, remetendo aos vergonhosos tempos da escravidão e da ditadura no Brasil. Não há quaisquer indícios que corroborem com uso tão desproporcional de força e ausência de cuidados humanizados para com os envolvidos”, afirmou, em nota à imprensa.

Além do homem carregado, a polícia prendeu na ação um outro rapaz, de 38 anos, e apreendeu um menor de 15 anos que teria lesionado a mão de um dos agentes

Nota

Em nota, a Polícia Militar declarou que “os PMs pediram que o homem sentasse, mas ele negou e ficou agressivo. Foram necessários quatro PMs para segurá-lo e, mesmo algemado, ele continuou se debatendo e foi imobilizado com uma corda“. O caso foi registrado no 27º Distrito Policial como resistência, corrupção de menores, furto e ameaça.