Memória LEOUVE

Referência em oftalmologia deve voltar para Bento Gonçalves

Referência em oftalmologia deve voltar para Bento Gonçalves

Depois de quase dois anos, as pessoas que necessitam de procedimentos cirúrgicos na área de oftalmologia em Bento Gonçalves poderão ter acesso aos serviços no próprio município. Isso porque os atendimentos, que passaram a ser prestados em Nova Prata, com a transferência da referência regional em oftalmologia, devem retornar com a referência municipal para a Capital do Vinho até o final de agosto, de acordo com o secretário de Saúde, Enio De Paris. Já houve aprovação para que isso seja realizado e, neste momento, está sendo aguardada a finalização da tramitação de documentos.

 

A referência passou de Bento para Nova Prata em outubro de 2014. De acordo com o Executivo,  a oferta de cirurgias oftalmológicas não se mostrou suficiente para atender à demanda de pacientes que buscavam o atendimento. Assim, no intuito de resolver problema e racionalizar custos e procedimentos, a aposta foi na parceria com outros municípios.O objetivo é fazer com que esses atendimentos, que na época anterior eram oferecidos em clínicas particulares, se deem por meio do hospital Tacchini, sendo levado em consideração o contrato de municipalização da saúde. 

 

Além disso, a referência de baixa complexidade na traumatologia também deve ser em Bento.Os atendimentos da especialidade em alta complexidade são realizados, neste momento, em Caxias do Sul. “Também estamos trabalhando com a 5ª Coordenadoria para que a traumato de alta passe a ser a referência aqui em Bento Gonçalves e a oftalmo é só em Bento, não vai ser a regional”, afirma o secretário.