Últimas notícias

Indígenas Kaingang fazem manifestação contrária ao marco temporal na BR-386, em Iraí

Povos originários buscam pressionar o STF a votar contrário à mudança na demarcação de terras

Marco temporal será votado no STF na quarta-feira (Foto: PRF)
Marco temporal será votado no STF na quarta-feira (Foto: PRF)


Indígenas do povo Kaingang realizaram entre a manhã e a tarde desta terça-feira (6) manifestação que bloqueou a BR-386, entre Iraí e Frederico Westphalen. O ato surgiu como resposta à aprovação do Marco Temporal Regulatório, na semana passada, na Câmara dos Deputados.

A manifestação teve início às 10h30min, através de integrantes da Terra Indígena Rio dos Índios, do município de Vicente Dutra. Além deles, representantes da Terra Indígena Nonoai se mobilizaram na BR-406.

Durante o ato, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu negociar a liberação da via de meia em meia hora e, na sequência, de meia pista. Às 16h45min, a rodovia foi totalmente liberada.

Os atos aconteceram, em todo o Brasil nesta terça-feira (6) como forma a pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF), que analisa a tese do marco temporal na quarta-feira (7). De acordo com o texto, uma terra indígena só poderia ser demarcada caso fosse comprovada a ocupação indígena durante a promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Há previsão de mais uma manifestação, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre, às 11h da quarta-feira (7). São esperadas as comunidades indígenas da região metropolitana, como Kaingang, Mbya Guarani, Xokleng e Charrua.