Com os diversos casos de racismos registrados contra Vinícius Júnior na Espanha, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) fecharam um acordo para a disputa de um amistoso contra a violência no futebol. A partida, ainda sem data exata, acontecerá em março de 2024. De acordo com a CBF, a iniciativa também servirá para intensificar as boas relações já existentes.
Conforme combinado entre as duas entidades, o jogo será realizado na Espanha, mas ainda não há estádio definido para o confronto. De acordo com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a Confederação trabalha pela luta contra a discriminação dentro e fora dos campos de futebol.
“Esta ação, em parceria com o meu amigo Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, será importante para reforçar ainda mais a necessidade de se combater o racismo de forma veemente, em todos os cantos do planeta”, afirmou.
Luis Rubiales, presidente da RFEF, foi quem liderou a campanha “Racistas, fuera del fútbol” após os últimos casos de racismo registrados contra o atacante brasileiro, atleta do Real Madrid, principal equipe do país. A ação pretende erradicar atitudes racistas e xenófobas dos campos de futebol, chamando a atenção dos torcedores que insultos ou atitudes discriminatórias não são toleráveis por qualquer motivo.
O presidente da Federação esteve reunido na Ciudad del Fútbol, em Las Rozas, com Orlando Leite, embaixador do Brasil na Espanha, e tem mantido contatos frequentes com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Os dois dirigentes entenderam que era uma ótima oportunidade para estreitar laços e promover a união contra a violência no futebol com a realização do amistoso.
Será o décimo confronto entre as duas seleções, que não se enfrentam a nível profissional desde a final da Copa das Confederações de 2013, quando a Canarinho venceu por 3 a 0. Dos nove duelos anteriores, o Brasil venceu cinco, empatou dois e perdeu dois. São 14 gols a favor e oito contra.
Ainda assim, em 2021, os dois países fizeram a final do futebol nas Olimpíadas, disputadas em Tóquio no Japão. Na oportunidade, o Brasil foi campeão ao derrotar a Espanha por 2 a 1.