Caxias do Sul

Caxias do Sul registra o segundo caso autóctone de dengue no ano

Município soma 646 focos do aedes aegypti em 2023

Bairro Charqueadas lidera número de focos do mosquito (Foto: Betânia Ramalho da Silva/ASCOM)
Bairro Charqueadas lidera número de focos do mosquito (Foto: Betânia Ramalho da Silva/ASCOM)

Um segundo caso de dengue autóctone (contraído no Município) foi confirmado nesta semana em Caxias do Sul. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu o resultado positivo na quarta-feira (31). A paciente, uma mulher adulta moradora do bairro Petrópolis, já está recuperada. Além dos dois registros de dengue autóctone em 2023, há 34 importados (contraídos em viagens). O ano soma, ainda, 646 focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, todos identificados e bloqueados.

A cada caso suspeito ou confirmado de dengue, seja ele autóctone ou importado, a SMS realiza medidas de combate na região de moradia do paciente, ação promovida pela Vigilância Ambiental em Saúde. O trabalho inicia por visitas de orientação e controle mecânico (eliminação da água parada ou do recipiente) e segue com aplicação de inseticida larvicida (ataca a fase em larvas do mosquito transmissor da dengue) e inseticida adulticida (atua para atingir o Aedes aegypti já adulto).

A Secretaria Municipal da Saúde mantém o alerta para a circulação da dengue na cidade e orienta que a população faça o trabalho preventivo em casa, que consiste na eliminação de quaisquer recipientes com água parada (local onde o mosquito se reproduz). A Vigilância Ambiental em Saúde também realiza monitoramento periódico em 199 pontos estratégicos como ferros-velhos, depósitos de carros, floriculturas e cemitérios, que são locais onde há grande probabilidade de surgirem criadouros do mosquito.

A dengue em Caxias do Sul

Os dois casos autóctones foram registrados nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Petrópolis.

O 34 casos contraídos fora do município foram contabilizados nos bairros Rio Branco (3), Ana Rech, Nossa Senhora de Fátima, São Caetano, Nossa Senhora da Saúde (5), Jardim Eldorado, Sagrada Família (2), Pio X (3), Pioneiro (2), Exposição, Serrano, Marechal Floriano, Salgado Filho, Cristo Redentor (3), Desvio Rizzo (2), Bela Vista, Santa Fé (2), Santa Catarina (2) e São Pelegrino.

Por fim, dos 646 focos do mosquito transmissor, 68 foram encontrados no bairro Charqueadas, 56 no Cruzeiro e 35 no Reolon.