Bento Gonçalves

Alunos de escola municipal promovem ações ambientais, em Bento Gonçalves

Estudantes da EMEF Maria Borges Frota pretendem participar da Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas da WWF

Projeto "Restaura Tchê" realiza ações às quintas-feiras (Foto: Jose Martim Estefanon)
Projeto "Restaura Tchê" realiza ações às quintas-feiras (Foto: Jose Martim Estefanon)

O cuidado com o meio ambiente é também uma pauta educacional. E um grupo de alunos da EMEF Maria Borges Frota, de Bento Gonçalves, tem mostrado que faz a lição de casa. Desde o final de março, o projeto batizado de Restaura Tchê realiza ações de preservação e responsabilidade com as causas ambientais.

Os alunos de 7º e 8º anos foram motivados pelo tema “Rumo a Sustentabilidade: Espaços inteligentes em evolução”, sugerido pela Secretaria de Educação. Desde então, utiliza as quintas-feiras para fazer recolhimento de garrafas PET e enviar tampinhas e lacres para a Associação Anjos Unidos.

Até o momento, já foram recolhidas 10.640 garrafas. O grupo também desempenhou limpeza do entorno da escola e inspeção das bocas de lobo e de um córrego próximo. Para os próximos passos, estão previstos a compra de composteiras e a participação na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas da WWF.

Cassieli Baldassareli, do 7º ano, diz que já percebe mudança na escola e no entorno em virtude dos trabalhos do grupo. “É uma melhora na nossa região e nosso meio ambiente para as próximas gerações”, diz.

Supervisora pedagógica da EMEF Maria Borges Frota, Rhaís de Anhaia ressalta que o projeto foi totalmente aceito pelos alunos.  “A importância é resgatar valores, fazer com que nossos alunos se sintam pertencentes a alguma coisa e se sentirem bons naquilo que fazem. Hoje o Restaura Tchê tem alunos que trabalham para que a nossa comunidade local possa ver o seu trabalho. É motivo de muito orgulho para esta escola saber que daqui tem uma equipe que está trabalhando tanto pela natureza e demonstrando isso nas Olimpíadas. Abriu portas, desenvolveu habilidades, talentos e lideranças”.

O Restaura Tchê faz parte do projeto norteador da EMEF Maria Borges Frota “Transformando a comunidade escolar através da lógica reversa e a economia escolar”.