Memória LEOUVE

Vereador Rubbo se afasta da presidência da Câmara de Bento

Vereador Rubbo se afasta da presidência da Câmara de Bento

Denunciado pelo Ministério Público Estadual (MP) por envolvimento na suposta fraude na realização do concurso público da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves realizado no final de 2014, o vereador Valdecir Rubbo (PTB) solicitou seu afastamento da presidência do Legislativo municipal na tarde desta quinta-feira, dia 23.

 

O pedido de Rubbo antecipa uma eventual decisão judicial neste sentido, a partir de um pedido para seu afastamento protocolado ontem pelo MP. O agora ex-presidente do Legislativo bento-gonçalvense foi denunciado na Operação Cobertura por organização criminosa, corrupção ativa e falsidade ideológica, e ainda deverá responder a outra ação por improbidade administrativa.

 

Rubbo denunciou que foi vítima de “uma verdadeira execração pública”, que atingiria não somente a ele, mas, em seu entendimento, de certa forma a própria Casa Legislativa e seus pares.

“Segundo consta, a delação premiada de um preso está se sobrepondo a um processo licitatório, à fiscalização do Tribunal de Contas do Estado e, principalmente, sem a observação do devido processo legal, sem proporcionar o contraditório e a ampla defesa, à medida que, repita-se, ao que consta, não haveria processo ainda, apenas a conclusão de um inquérito de competência do referido Órgão”, afirmou Rubbo no pedido.

 

Para ele, há uma “frontal insurgência à condenação pública” que ele teria sofrido. Rubbo alega que sempre atendeu as solicitações feitas pelo MP, e conclui a nota informando que se afasta para preservar a imagem da Câmara, seus representantes e todo o quadro de servidores.

 

 

Em seu lugar na mesa Diretora, o vereador Adelino Cainelli (PP), por ser o mais idoso, assume a partir desta sexta-feira, dia 24. Na presidência, deverá assumir o vice-presidente, Gilmar Pessutto (PSDB).