Comportamento

Saúde pública de Garibaldi passa a contar com atendimentos de auriculoterapia

A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo Ministério da Saúde e previstas pelo SUS

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A partir do mês de junho, Garibaldi passará a contar com atendimentos de auriculoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), que serão realizados semanalmente, por uma profissional capacitada na área, no Centro de Reabilitação Física do município.

A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICs) reconhecidas pelo Ministério da Saúde e previstas pelo SUS. Trata-se de uma técnica indolor, não invasiva, e de eficácia comprovada, aliviando as queixas em pouco tempo.

É uma técnica terapêutica que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos localizados na orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo. Inspirada na Medicina Tradicional Chinesa, a prática vem sendo utilizada no alívio de dores agudas, problemas emocionais, hormonais e digestivos, assim como no tratamento contra vícios.

De acordo com a secretária da Saúde, Clarisse Lagunaz, o serviço será ofertado após avaliação de cada caso. “A técnica que passará a ser oferecida pelo SUS, proporciona que a população tenha mais um método para tratamento, o que não substitui a avaliação médica. Assim, os pacientes serão encaminhados pelos profissionais da fisioterapia”, explica.

Saiba mais 
LEO Clube Garibaldi realiza campanha “Compartilhe amor, doe sangue”