Comportamento

Palestra aborda sobre os danos do tabagismo, em Carlos Barbosa

O evento será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 17h, no Auditório do Centro Municipal de Saúde

Palestra aborda sobre os danos do tabagismo, em Carlos Barbosa
(Foto: Freepik)


Na próxima quarta-feira (31), é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data significativa para conscientizar sobre os danos causados pelo consumo de cigarro. Em Carlos Barbosa, a Secretaria Municipal da Saúde desempenha um papel importante nessa luta, oferecendo apoio aos fumantes por meio de um grupo especializado em tabagismo, que está em funcionamento desde 2007.

Como parte de suas atividades, a Secretaria está organizando um encontro especial, que será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 17h, no Auditório do Centro Municipal de Saúde, tendo como tema, “A importância da cessação do tabagismo na qualidade de vida e prevenção de doenças”.

Nesse evento, o renomado Pneumologista, Dr. Felipe Dominguez Machado estará presente e ministrará uma palestra sobre os malefícios do cigarro. O tema escolhido para a palestra, tem como objetivo de fornecer informações valiosas sobre os efeitos prejudiciais do tabaco e encorajar os participantes a abandonar esse hábito negativo em prol de uma vida mais saudável.

É importante ressaltar que a comunidade em geral está convidada a participar desse evento, que representa uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento sobre os riscos associados ao tabagismo e buscar estratégias eficazes para superar o vício.

Malefícios do tabaco

O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum) cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos que contêm a nicotina como princípio ativo, causando dependência. Entre esses produtos, destacam-se o cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, entre outros.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão é consequência da exposição ao fumo passivo por não fumantes.

O tabagismo contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como leucemia mieloide aguda, câncer de bexiga, câncer de pâncreas, câncer de fígado, câncer do colo do útero, câncer de traqueia, brônquios, pulmão e outros.

Além disso, o tabagismo está associado a doenças crônicas não transmissíveis, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

Benefícios para a saúde ao parar de fumar:
• Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem;
• Após 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue retorna ao normal;
• De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e a função pulmonar aumenta;
• De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem;
• Após 1 ano, o risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do risco de um fumante;
• Após 5 anos, o risco de derrame é reduzido ao nível de um não fumante, 5 a 15 anos após parar de fumar;
• Após 10 anos, o risco de câncer de pulmão diminui para cerca da metade do risco de um fumante, assim como o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas;
• Após 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é equivalente ao de um não fumante.

Saiba mais
Secretaria da Saúde de Garibaldi promove ação de vacinação no Centro de Convivência de Idosos