Cidades

Santuário de Caravaggio recebeu mais de 4 mil pessoas no segundo dia de romaria, em Farroupilha

Na sexta-feira (26) um público total de 70.939 peregrinos e 15.862 veículos foram registrados

Santuário de Caravaggio recebeu mais de 4 mil pessoas no segundo dia de romaria, em Farroupilha

O tempo instável neste sábado (27) impediu que muitos peregrinos realizassem a romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Mesmo assim durante o segundo dia foi constante a participação dos caminhantes que saíram de Caxias do Sul e Farroupilha, e também os fiéis participaram das 10 celebrações religiosas, sendo que, o maior público foi registrados por volta das 10h30 mim, quando ocorreu a Missa Campal e procissão da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.

Conforme informações repassadas pelo 36ª Batalhão de Polícia Militar, até às 18h cerca de 4.217 pessoas haviam chegado à esplanada, além de 985 veículos. Na sexta-feira (26) um público total de 70.939 peregrinos e 15.862 veículos foram registrados, ficando acima da expectativa da organização.

Missas – Dia 28 de maio (Domingo)

Missas: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h

Terço: 14h

CONFISSÕES

Durante os três dias de romaria haverá confissão individual, realizada pelos sacerdotes, no Santuário Antigo e nos confessionários do Santuário Novo.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

Dentro do Santuário Antigo e na secretaria

OBJETOS RELIGIOSOS

Os objetos religiosos estarão à venda na loja do Santuário.

TRÂNSITO

O acesso de veículos leves ao Santuário de Caravaggio é permitido pela Rodovia dos Romeiros, e o retorno é feito pelo Distrito de São Marcos, em Farroupilha, em direção aos Caminhos de Pedras. Já os ônibus devem usar a Rodovia dos Romeiros tanto para ida como volta do Santuário. O Grupo Rodoviário de Farroupilha terá pontos fixos de patrulhamento: um deles é responsável pela travessia de pedestres no início da romaria, na ERS-122, em Caxias do Sul, e o outro na rótula de acesso ao Santuário, onde fica a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. Haverá reforço de soldados da Força Tática e Agrupamento de Porto Alegre.

ESPAÇOS PARA VISITAÇÃO

Recanto do Rosário: Os fiéis poderão conferir de perto a imagem remodelada de Caravaggio, que fica no Recanto do Rosário, jardim situado atrás do Santuário. A estátua foi reestruturada e entregue à comunidade no início deste ano.

Espaço Livrai-nos do Mal: A sacristia do lado esquerdo do antigo Santuário de Caravaggio abriga o chamado Espaço Livrai-nos do Mal. No local, estão expostos diversos elementos fortemente representativos e que simbolizam a prevalência da força do bem sobre o mal. A principal razão para a criação desse espaço foi a curiosidade popular sobre o caso de exorcismo ocorrido em meados da década de 40 naquele ambiente.

Santo Sepulcro: Esta sala tem o objetivo de representar o local onde Jesus Cristo foi sepultado e ressuscitou três dias após sua morte. Neste ambiente, localizado ao lado direito da capela, as paredes perderam seu reboco e ficaram com pedras à vista, justamente para assemelhar-se ao túmulo santo, em meio a uma escavação rochosa.

Ex-votos: Conhecido como Sala dos Ex-Votos, o memorial abriga milhares de registros como fotos, bilhetes, objetos e outros artigos deixados por devotos que agradeceram a Caravaggio por uma graça alcançada.

Mirante das Graças: O Mirante das Graças, lugar onde os devotos amarram sua fitinha de Caravaggio para pedir ou agradecer por uma bênção. Plataforma situada ao lado esquerdo do Santuário, é um espaço legal para quem deseja também registrar o momento de fé que a 143ª Romaria desperta no visitante.

Cruz da Compaixão: Trata-se de uma cruz de concreto, que mede aproximadamente oito metros de altura, com um coração vazado no centro da estrutura. O ambiente é carregado de simbologia, o jardim fica situado atrás do Santuário.

Monumento das Bandeiras: Espaço criado para unir, sob a devoção de Nossa Senhora de Caravaggio, os 33 municípios que integram a Diocese de Caxias do Sul. Próximo ao Recanto das Graças, na esplanada do Santuário.

Novos Vitrais: Os vitrais foram produzidos com a técnica clássica de vitral de chumbo, assim como os da cúpula da igreja. Os três grandes vitrais das fachadas do santuário retratam por meio de símbolos o milagre ocorrido em Caravaggio. O vitral da fachada principal retrata a invocação da Virgem por meio do monograma “AM”, as letras iniciais da Ave Maria: saudação feita pelo Anjo Gabriel na hora da anunciação à Virgem Maria.