Memória LEOUVE

MP vai oferecer denúncia em fraude no concurso da Câmara de Bento nesta quarta

MP vai oferecer denúncia em fraude no concurso da Câmara de Bento nesta quarta

O promotor de Justiça Especializada Criminal Mauro Rockenbach, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, estará em Bento Gonçalves nesta quarta-feira, dia 22, onde concederá uma entrevista coletiva na sede do MP para tratar da segunda fase da Operação Cobertura no município.

 

Mesmo sem revelar detalhes sobre a operação, que investiga as suspeitas de fraude no concurso realizado pela Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves no final de 2014, o promotor deve indicar a conclusão do inquérito, que dependia apenas de uma decisão judicial sobre um pedido da promotoria.

 

O Gaeco deverá oferecer denúncia contra alguns dos réus no processo que apura as fraudes no concurso da prefeitura, uma vez que as investigações encontraram provas que indicam que o mesmo esquema usado para fraudar o concurso da prefeitura foi utilizado no concurso realizado pela Câmara.

 

De acordo com o promotor, a fraude foi realizada com a troca dos gabaritos originais preenchidos pelos candidatos, alterando durante a correção das provas as marcações de algumas questões.

 

Dessa maneira, é possível que o sócio da empresa que realizou o concurso, o Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos (IDRH), Maicon Cristiano de Mello, que está preso, a esposa dele e cotista da empresa, Francieli Rech; o sócio da empresa Energia Essencial, Rodrigo Melo Ferreira; e o proprietário da empresa Leitura Ótica, Ernesto Hattge Filho, que também está preso na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro, todos denunciados na fraude do concurso da prefeitura, estejam na lista de Rockenbach.

 

O que está sendo aguardado com expectativa são as implicações locais do trabalho do Gaeco, e quais indiciamentos atingirão pessoas ligadas à Câmara.

 

 

O promotor Alécio Nogueira, que investiga as suspeitas de improbidade administrativa nos casos, espera concluir também da investigação local até esta quarta-feira.