Caxias do Sul

Bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul, recebe mutirão de podas

Estimativa é fazer 2,6 mil intervenções em 40 dias de trabalhos

poda e supressão
(Foto: Fabiano Provin/ASCOM)


Desde o início da semana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em parceria com a RGE, realiza na região do bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul, a segunda etapa do mutirão de podas de árvores. A ação contempla aquelas que estão em contato ou não com a fiação da rede elétrica.

Além do Santa Catarina, estão sendo contemplados também os bairros Santa Lúcia/Cohab, Colina Sorriso, Jardim Itália, Vinhedos, Altos do Seminário e Nossa Senhora da Saúde.

A primeira ação foi realizada entre março e abril deste ano na região do bairro Esplanada, na Zona Sul de Caxias do Sul. Na ocasião, mais de 1,8 mil intervenções foram realizadas por servidores da Semma e da distribuidora de energia. Nesse trabalho, lembra o diretor de Serviços da Semma, Ramon Sirtoli, foram necessárias 50 supressões devido às árvores estarem secas ou oferecerem risco de queda.

O secretário do Meio Ambiente, João Uez, estima que o segundo mutirão deva ultrapassar as 2,6 mil intervenções, contando as podas realizadas por servidores e o trabalho desempenhado pela RGE. “Trata-se de um serviço preventivo com o propósito de embelezar a cidade. O resultado e a receptividade foram excelentes no primeiro mutirão, e o mesmo sentimento estamos observando agora na segunda ação, o que também ajuda a reduzir a fila de espera que temos na secretaria”, complementa Uez.

Atualmente, mais de 2,5 mil processos estão protocolados na Semma, sendo a metade deles analisados. O segundo mutirão de podas ocorrerá até o fim de junho contemplando a região integrada entre a Avenida Ruben Bento Alves – Perimetral Norte, Rua Pio XII, Avenida Rossetti, Rua Matteo Gianella, Perimetral Oeste, ruas Luiz Covolan e Ernesto Zanrosso, ERS-122, Rua Jacob Luchesi até o entroncamento das perimetrais.