A estação das baixas temperaturas, que inicia às 19h34min desta segunda-feira, dia 20, deve ser marcada neste ano pelo tempo seco e frio intenso na região sul do país, diferente do registrado em 2014 e em 2015. Neste inverno, não há o predomínio de fenômenos em grande escala, como é o caso do El Niño, que bloqueou as massas polares intensas no ano passado. A tendência é que o cenário se mantenha assim até o final do mês de setembro.
Além disso, chuvas acima da média estão previstas apenas para o extremo sul do Rio Grande do Sul e para algumas áreas da região norte. Em julho, as precipitações devem ficar na média na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e um pouco acima no Leste do estado. Em agosto, devem ser reduzidas.
No Estado. em julho, as temperaturas mínimas devem variar, na média, entre 7ºC e 10ºC, enquanto as máximas devem ficar entre 16ºC e 20ºC. Já em agosto, as mínimas ficam entre 7,5ºC e 11ºC, e as máximas entre 17ºC e 23ºC.
Na primeira manhã do inverno, na terça-feira, dia 21, o sol deve aparecer entre muitas nuvens na Serra Gaúcha. Pode chover a qualquer hora, com os temrmômetros variando, em média, entre os 6ºC e 14ºC. A previsão é que o La Niña, que acarreta secas e também o aumento das temperaturas na região sul do país, marque presença na primavera. O inverno encerra no dia 22 de setembro.
Com informações do Climatempo e do Palácio Piratini