Cidades

Flores da Cunha terá Centro de Convivência para idosos

Obra do Centro de Convivência em Flores da Cunha
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

A Prefeitura de Flores da Cunha realizou a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da obra do Centro de Convivência. A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (24) e integra a programação da Semana do Município. O Executivo realizou a atividade no local que está sendo construído o prédio, aos fundos do Centro Administrativo.

Na ocasião, o Frei Jadir Segala abençoou o local e depois algumas pessoas colocaram simbolicamente objetos numa cápsula do tempo, que ficará no acesso ao salão do Centro de Convivência. Entre os itens reunidos estão as cartas de idosos e crianças, um jornal com matéria sobre o assunto, o projeto arquitetônico, entre outros objetos e lembranças. Como forma de conectar o presente com o futuro, o recipiente será reaberto em um prazo de até 30 anos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Michelle Lusa, destaca a importância da concretização deste espaço que possibilitará o trabalho com a intergeracionalidade, considerada a essência da política de assistência social. “Que seja um local de encontros e alegrias. Investir em um espaço como este é acreditar na família”, enfatiza.

Atividade reuniu pessoas no local da obra do Centro de Convivência de Flores da Cunha
Foto: Lucas Brito | RSCOM

O Centro de Convivência

O Centro de Convivência atenderá de forma prioritária o público idoso. Mas, o espaço também oportunizará trabalhar com jovens e adultos. O objetivo é promover trocas culturais e vivências que fortalecem ainda mais as relações familiares e comunitárias.

Para o prefeito César Ulian, a construção deste espaço para a realização de atividades de cultura, lazer e assistência multiprofissional tem como foco a qualidade de vida dos idosos. “É muito bonito ver a expressão no rosto de todos os presentes, admirando algo que foi tão sonhado e que é resultado da soma de muitos esforços. Esta é a nossa maneira de agradecer por tudo o que vocês já fizeram, fazem e ainda farão por Flores da Cunha”, disse.

O prédio com acessibilidade contará com salas multiuso para a realização de oficinas, salas de atendimento individualizado, ambulatório, refeitório, cozinha e copa, salas para coordenação e equipe técnica, além do salão para atividades onde ocorrerão os bailes. Já a área externa contemplará espaços de lazer. A conclusão da obra está estimada para 2024, ano em que Flores da Cunha celebra 100 anos de emancipação política.

Para marcar o encerramento da programação da Semana do Município, foi realizada a comemoração alusiva aos 35 anos do Projeto Conviver, celebrada com missa na Igreja Matriz, seguida de almoço com bolo comemorativo e baile no Salão Paroquial.