Memória LEOUVE

Visita a Soama vira caso de polícia em Caxias do Sul

Visita a Soama vira caso de polícia em Caxias do Sul

O Portal Leouve recebeu uma denúncia de um grupo de protetores de Caxias do Sul, sobre a situação de maus tratos em que estariam vivendo os animais mantidos no abrigo da Associação Amigos dos Animais (Soama).

 

De acordo com a denuncia, existe na entidade uma série de fatores que prejudicam o bom trabalho com os animais que lá estão.

 

Os problemas vão desde superlotação de animais, a escassez de funcionários, proibição de ajuda de voluntários, descaso da diretoria, do médico veterinário responsável técnico, falta de higiene, a má distribuição dos animais.

 

Além da demora no atendimento, o não atendimento de animais recolhidos, ou mesmo os que já vivem lá, o que estaria resultando em sofrimento, doenças crônicas e óbitos.

 

Na tarde do último sábado, dia 18, alguns voluntários foram impedidos de entrar na chácara da Soama. Segundo relatos, a princípio os voluntários foram barrados porque o veterinário responsável não estaria no local.

 

Em seguida a Brigada Militar foi chamada evitar que alguém entrasse na chácara da entidade sem autorização.

 

Apenas as doações foram recolhidas pelos representantes da Soama, sem que os voluntários e interessados pudessem ter acesso aos animais, nem mesmo aqueles que foram lá especialmente para adota um animal.

 

 

De acordo com a empresária e estudante de medicina veterinária Tassiane Candido, 29 anos, a atitude dos dirigentes da Soama está estranha. “Não sabemos o porque dessas atitudes por parte da direção. Pois eles afirmam que precisam de ajuda, mas quando nos disponibilizamos, eles não aceitam”, conta.