Caxias do Sul

Após protestos, médico é destinado para atender na UBS de Santa Lúcia do Piaí, interior de Caxias do Sul

Profissional começou a atuar na segunda-feira (22)

(Foto: SMS)
(Foto: SMS)


A comunidade de Santa Lúcia do Piaí voltou a contar com médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) local desde a última segunda-feira (22). A prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), remanejou um profissional da rede para atender ao distrito. Isso foi possível após outros profissionais nomeados em concurso assumirem suas vagas e também em função do aceite do médico, uma vez que, em função da distância do distrito em relação à sede do município, há dificuldade na contratação.

O médico clínico atua por 20 horas semanais e a SMS trabalha para ampliar essa carga horária. A secretaria destaca, no entanto, que na ausência do profissional médico a comunidade sempre foi acolhida pela equipe de enfermagem, com encaminhamento a outras UBSs ou às UPAs conforme a necessidade.

O alto número de profissionais médicos que são aprovados em concurso optam por não assumirem as vagas dificulta o preenchimento do quadro. No entanto, no momento apenas a UBS Ana Rech não conta com médico clínico, que deve ser reposto nas próximas semanas: quatro médicos aprovados em concurso para 20 horas semanais tomaram posse e devem entrar em exercício nas próximas semanas (conforme previsto em edital), um deles na UBS Ana Rech.

Em 2023, de 16 médicos clínicos de carga horária de 20 horas, somente nove assumiram; e de 14 médicos de Estratégia Saúde da Família (40 horas), apenas dois assumiram. As contratações precisam respeitar os ritos previstos em concurso. A Secretaria da Saúde contratou cinco médicos de Estratégia Saúde da Família de forma emergencial neste ano. Os 11 profissionais médicos do programa Mais Médicos cujos contratos foram encerrados em 2022 ainda não foram repostos pelo Ministério da Saúde.

Outros profissionais podem ser destinados a Caxias pelo Programa Mais Médicos

Caxias está cadastrada como candidata para receber profissionais pelo Programa Mais Médicos, do governo federal. Ainda não há prazo para nomeação.

O edital foi lançado e os interessados podem realizar inscrição pelo próprio sistema do ministério (disponível em https://maismedicos.saude.gov.br), entre os dias 26 e 31 de maio. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

São previstas 541 vagas para o Rio Grande do Sul, sendo 11 para Caxias do Sul.