Memória LEOUVE

Garis devem entrar em greve no sábado em Bento Gonçalves

Garis devem entrar em greve no sábado em Bento Gonçalves

Os funcionários que realizam a limpeza urbana na área central de Bento Gonçalves através da CCS Serviços Terceirizados prometem entrar em greve neste sábado, dia 18. Os funcionários que realizam a limpeza das ruas e praças da cidade irão parar as atividade por terem sido proibidos de realizar horas extras e trabalhar nos finais de semana por parte da empresa, que alega a falta de pagamento dos serviços após a carga horária estipulada, pela prefeitura.

 

Na quinta-feira, dia 16, ocorreu uma reunião com a secretaria Municipal de Meio Ambiente a fim de resolver a questão antes que a medida fosse tomada, mas nada foi decidido.

 

A situação preocupa, tendo em vista que esse tipo de mão de obra é considerado essencial para o município, devido ao fluxo de pessoas que circulam na cidade e o acúmulo de lixo que a falta do serviço pode causar nos sábados e domingos, que ficaria sem o serviço porque a carga horário contratada dos funcionários se esgota nos dias úteis.

 

"Outro agravante também é o fato de Bento Gonçalves ser uma cidade turística que preza pela estética e pela receptividade dos visitantes", alega um dos representantes da CCS, que prefere não ter o nome divulgado.

 

Os trabalhadores se reuniram com a nova secretária de meio ambiente, Barbara Zanatta, na quinta-feira, para que chegassem a um acordo quanto ao impasse. A sugestão do Poder Público foi a redução de meia hora de trabalho durante os dias da semana, acumulando duas horas e meia semanais que seriam compensadas no sábado.

 

Mas os servidores não aceitaram a proposta, e seguem com a posição de entrar em greve. "Estamos a favor dos funcionários, para que eles recebam de acordo com o que trabalharem", ressalta o representante da empresa.

 

A carga semanal é de oito horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira, e cada um dos cada um dos 31 funcionários da função recebe um salário de R$ 1.039.