Desde o mês de março, nenhum acidente de trânsito foi registrado no Km 47 da ERS-122, trecho conhecido como Curva da Morte. Em 2015, no mesmo trecho, foram 23. Destes, cinco somente no primeiro trimestre. Neste ano, o número caiu para três. Para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a presença do pardal está relacionada com a redução da acidentalidade. O limite de velocidade no local é 50 quilômetros por hora.
O diretor de Operação Rodoviária da autarquia, Rogério Uberti. destaca que a redução de acidentes está ocorrendo também em outros pontos da rodovia. A queda é relevante desde 2013, quando não havia pardais, até 2015, quando eles voltaram a funcionar durante o ano inteiro. O ano de 2014 não pode ser utilizado como base de comparação porque foi um período em que os equipamentos começaram a ser implantados, sendo ativados a partir de novembro. “Em quatro locais da ERS-122 com equipamento houve 54 acidentes em 2013 e apenas 13 em 2015, uma redução de 76%”, enfatizou Uberti. Em toda a extensão da estrada foram 755 acidentes em 2013 e 508 em 2015.
Mais segurança nas estradas em 2016
O diretor comemora o resultado do novo equipamento na ERS-122 e dos demais dispositivos presentes nas rodovias – que tiveram queda de 30% de ocorrências em comparação a 2015 – com uma boa notícia: “Estamos trabalhando para que esses índices sejam cada vez menores, por isso, ainda neste ano, devem ser implantadas mais 40 lombadas e 20 pardais”, adianta Uberti. Os locais ainda estão sendo estudados e serão definidos segundo critérios técnicos, como o volume diário médio de veículos e o índice de acidentalidade no trecho. Atualmente, 93 faixas em 12 rodovias são monitoradas por pardais e 134 faixas em 20 estradas por lombadas.
Com informações do DAER