Memória LEOUVE

As ações mais baratas do mercado, segundo duas métricas

As ações ainda tem um longo caminho para “andar” antes de deixar de ser uma boa opção de investimentos

(Imagem: Tuane Fernandes/Bloomberg)
(Imagem: Tuane Fernandes/Bloomberg)

O Ibovespa (IBOV) negocia a um preço sobre o lucro (P/L) de 5,45 vezes, o menor patamar desde o primeiro mandato governo do presidente Lula, ainda em 2002, mostra levantamento da plataforma Oceans 14.

Mesmo com a recuperação de 6% neste mês, a Guide Investimentos destaca que o índice segue descontado e pode subir mais.

“Parte da explicação para a alta está na maior convicção na queda da taxa Selic ainda em 2023 (os dados recentes e a comunicação do Banco Central foram neste sentido) e parte está na redução das posições vendidas em nossa visão”, escreve.

Ainda segundo a corretora, as ações ainda tem um longo caminho para “andar” antes de deixar de ser uma boa opção de investimentos.

E quais ações mais baratas?
Em outro levantamento, o TradeMap listou os papéis com o menor preço sobre o lucro e preço sobre valor patrimonial (P/VPA), duas importantes métricas usadas por analistas para indicar o quão barato está um ativo.

Segundo Einar Riveiro, que realizou a pesquisa, o mercado está barato e as ações podem estar ainda mais, considerando que estão abaixo da mediana dos índices apurados.

“No entanto, é importante lembrar que, para determinar se uma ação está barata, é recomendável avaliar outros indicadores fundamentalistas e/ou técnicos”, completa.

Confira a tabela:

*Com informações de Money Times