Memória LEOUVE

Homem é condenado a 26 anos de prisão por duplo homicídio em bar, em Caxias

Homem é condenado a 26 anos de prisão por duplo homicídio em bar, em Caxias

Moisés dos Santos Duarte, conhecido como "Vermelho", foi condenado a 26 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Caxias do Sul nesta quarta-feira, dia 15. Ele foi condenado por matar Américo Palhano Fortes e Claudiomiro Treis de Lima, ocorridos no dia 1º de setembro de 2006, no Bar do Negrinho, localizado na rua Sirlei Costa, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caxias do Sul.

 

Os homicídios foram considerados duplamente qualificados, por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa das vítimas. A sessão, que durou mais de 12 horas, foi presidida pela Juíza de Direito Miline Fróes Rodrigues Dal Bó, sendo que na acusação atuou a Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto, com assistência do advogado Diogo Jardel Boff. A defesa do réu foi realizada pelos advogados Vitor Hugo Gomes e Reginaldo Leonel de Oliveira Ferreira.

 

Conforme apontaram as investigações, o crime ocorreu após discussão no interior do bar, envolvendo as vítimas e Moisés, proprietário do estabelecimento. Ele se retirou durante a confusão e foi até a casa de um primo, onde pegou uma arma e retornou ao bar. Sem dizer qualquer palavra, atirou contra Américo e Claudiomiro. 

 

A defesa de Moisés sustentou, em relação à Claudiomiro, as teses de legítima defesa, o homicídio privilegiado e o afastamento das qualificadoras. Em relação à Américo, os advogados alegaram que o tiro foi acidental e ainda questionaram os qualificadores. Todas as possibilidades apresentadas pela defesa foram afastadas pelos jurados. 

 

Fonte: Karina Catuzzo/Ministério Público