Negócios e Mercado

O que está por trás da queda da Vale (VALE3) nesta segunda-feira (22)?

A trajetória segue a queda dos preços do minério de ferro no exterior

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

As ações da Vale (VALE3) recuam nesta segunda-feira (22), em linha com o movimento de boa parte das ações do setor de mineração e siderurgia.

A trajetória segue a queda dos preços do minério de ferro no exterior. O ingrediente siderúrgico recuou pela terceira sessão seguida, com os mercados de olho na recuperação mais lenta da economia chinesa.

Além disso, existe uma movimentação em curso do governo para aumentar o poder sobre a mineradora. As informações foram divulgadas por Lauro Jardim, em sua coluna d’O Globo.

De acordo com as informações da coluna, existe uma articulação em curso, ainda em estágio inicial, para que o governo passe a deter mais poder na Vale.

No mês passado, a Previ, que é o maior acionista individual da mineradora, colocou seu ex-presidente Daniel Stieler na cadeira de presidente do conselho de administração.

Agora, segundo Lauro Jardim, “passando pela mesma Previ, inicia-se um trabalho para tentar tirar da cadeira o atual presidente, Eduardo Bartolomeo”. O mandato de Bartolomeo expira dentro de um ano.

“O nome do sucessor, imaginado pelos articuladores da troca, é o de Paulo Caffarelli, ex-presidente do Banco do Brasil [BBAS3], da Cielo [CIEL3] e hoje no comando do banco digital BBC”, diz a coluna.

De acordo com Lauro Jardim, um ex-conselheiro que ainda acompanha de perto a Vale enxerga com preocupação essa articulação, caso comece a ganhar corpo.