O Comando da Brigada Militar (BM) deve passar por uma grande reestruturação até o final do ano de 2023. Com a divisão do atual Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, Lagoa Vermelha ganhará um batalhão (CRPO/Serra). O coronel Márcio José Rosa da Luz, responsável pelo CRPO/Serra, deu a notícia em cerimônia do aniversário de 53 anos do 10º BPM.
Conforme o coronel, com o objetivo de melhor integrar os municípios atendidos pela BM na região, haverá a criação de comando em Vacaria, que contará com batalhão no município sede e em Lagoa Vermelha. Caxias do Sul permanecerá com um comando regional, e mais um será criado em Gramado.
“Nós acreditamos que a partir do segundo semestre as negociações e as conversas vão evoluir bastante. Nós já estamos em tratativas no Comando da Corporação. O Comando da Corporação já está em tratativas com a Secretaria de Segurança. Só que precisamos, depois de estruturada a forma como isso vai acontecer, encaminhar [a reestruturação] para Assembleia, porque tem algumas mudanças legislativas que precisam acontecer. A gente acredita que até o final do ano deve estar se transformando em realidade essa nova estrutura”, disse o comandante.
O Comando Nordeste (Vacaria) será referência para 31 municípios e o batalhão de Lagoa Vermelha atenderá municípios que hoje pertencem ao 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, como Nova Prata, Nova Bassano e São Jorge. Com a novidade, investimentos em infraestrutura e pessoal devem ocorrer.
Fonte: Rádio Cacique