Comportamento

Prefeitura de Farroupilha assina ordem de início das obras de recuperação da estrada em Vila Rica

Ato ocorreu na manhã deste sábado e contou com a presença de moradores e autoridades

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM

As Secretarias de Obras e Trânsito e de Urbanismo e Meio Ambiente assinaram, na manhã do último sábado (20), a ordem de início das obras de recuperação asfáltica da Estrada Amália Chesini, na comunidade de Vila Rica, no interior da cidade.

A obra, que terá um investimento de mais de R$ 5 milhões, terá uma extensão de mais de três quilômetros em melhorias. Os valores são oriundos da Secretaria de Obras e Trânsito da cidade, em recurso livre.

“Acho que é bastante importante nós comentarmos que os municípios passam por dificuldades financeiras muito grandes. A questão da inflação pós-pandemia, os insumos, tudo aumentou muito e as receitas dos municípios não vieram na mesma velocidade que as despesas. Então quando a gente faz uma obra dessa magnitude, que é aproximadamente R$6 milhões, em uma comunidade que merece todo nosso respeito, carinho e consideração, mas vejam que tudo isso é muito difícil, porque através dos financiamentos os bancos olham a receita e despesa dos municípios, fazem suas análises e está difícil buscar esses créditos, os juros estão altos também. Esse investimento é um recurso próprio do município, mas que só foi possível, dadas as nossas economias lá no início do governo, quando saímos de 14 estruturas para 09 secretarias apenas e tudo isso fez com que fizéssemos esse grande investimento para a comunidade de Vila Rica, e isso também lógico, vai gerar uma melhor logística, melhor performance do turismo” destaca o Prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin sobre realizar essa obra efetivamente.

A previsão é que que a obra leve cerca de seis meses para ser finalizada, ligando a comunidade a VRS-813, que também recebe as obras do Desvio da Cerveja, que irão transformar a região em um grande polo turístico.

A moradora da localidade e empresária Carla Chesini falou sobre a felicidade dos trabalhadores e moradores da região, em poder estar recebendo essa obra tão reivindicada:

“Pra nós é uma alegria muito grande, porque todos que vem pra cá, conseguem observar como está a nossa estrada, então é uma satisfação. Foi cobrado, foi incomodado o pessoal da Prefeitura, mas agora vem o resultado. Porque não é só os moradores, nós temos várias empresas, caminhões pesados, nós trabalhamos com turismo e aqui na vinícola cerca de 5 mil pessoas por mês nos visitam, então é uma queixa muito grande e finalmente chega ao fim agora, com essa obra” destaca.

O Secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Trânsito de Farroupilha Argídio Schmitz falou para a reportagem do Grupo RSCOM sobre quando foi decidido que essa obra seria realizada na comunidade de Vila Rica:

“Nos primeiros meses do governo, nós se reunimos para ver onde iríamos fazer obras, e Vila Rica estava na pauta. Não só comigo mas como também com a Secretária Cristiane, o Secretário Fernando que esteve sempre envolvido no interior para fazer essa obra com qualidade. Apanhamos muito da comunidade, mas não tiro a razão deles pelas empresas que tem aqui, pela movimentação, pelo turismo e pelas excursões que vinham e até os próprios ônibus tinham dificuldades de entrar aqui. Nós fizemos nesses dois anos e meio de governo, várias operações de tapa buracos, mas não resolve, porque o asfalto está muito desgastado, se não me engano foi feito em 2008 o primeiro asfalto então agora vamos fazer um serviço bom” frisa o Secretário.

Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM
Foto: Adriano Padilha/Grupo RSCOM