Memória LEOUVE

Polícia prende fugitivo e desarticula associação criminosa de roubos em Caxias

Polícia prende fugitivo e desarticula associação criminosa de roubos em Caxias

Mateus Souza da Silva, de 20 anos, foi preso na tarde desta terça-feira, dia 14, em uma residência do bairro Planalto Rio Branco em Caxias do Sul. Ele é o condutor do veículo Jetta que, no início da noite de ontem, fugiu de uma abordagem policial em Galópolis. Na ação, Mateus não obedeceu a ordem de parada de agentes da Polícia Civil e, antes de fugir, tentou atropelar um agente e ainda deferiu alguns disparos em direção à polícia. Na perseguição, o carro da polícia colidiu contra outros dois veículos e duas pessoas ficaram levemente feridas.

 

Após uma troca de tiros e a fuga do jovem na noite de ontem, agentes da Delegacia de Furtos, Roubos e Capturas (Defrec), cumpriram mandado de prisão temporário expedido pela Justiça nesta terça-feira. Ele foi preso no bairro Planalto Rio Branco. Mateus é suspeito de integrar uma quadrilha de roubo a cargas de cigarros, estabelecimentos comerciais e veículos. 

 

Segundo o Delegado Titular da Defrec, Mário Mombach, os últimos indícios para que Mateus fosse preso apareceram hoje pela manhã. “Ele é o motorista que tentou atropelar o inspetor ontem à noite. O Jetta em que ele estava ontem havia sido roubado no dia 10 em Gramado. Hoje pela manhã, esse rapaz se acidentou com um HB20 na estada do Imigrante. A partir desse acidente dele no interior, houve a recuperação do HB20, que também havia sido roubado, e algumas pistas sobre o paradeiro dele. Assim foi possível prendê-lo na casa que ele alugava no bairro Planalto Rio Branco”, conta o delegado.

 

O titular da Defrec ainda revelou que na casa do suspeito foram encontrados uma arma e uma carga de cigarro roubada, que possivelmente estava no veículo Jetta ontem à noite. “Na casa desse suspeito de hoje foi apreendida uma quantidade de carga de cigarros e uma pistola 9mm cromada, que já foi descrita por diversas vítimas em outros roubos. Esse rapaz preso seria o mais violento da quadrilha”, revela o delegado.

 

Além dele, outros três suspeitos também já foram presos pela Defrec. Eles são suspeitos de integrar uma articulação criminosa de roubo a estabelecimento comercial, de residências, carros e cargas de cigarro na região. A articulação contava com cerca de 10 indivíduos, desde os que prestam auxílio, como a logística de fuga. Conforme o delegado, a polícia já trabalha na prisão e na identificação dos outros integrantes, mas garante que os quatro presos são os elementos-chave do grupo.

 

A polícia também tenta identificar a participação de criminosos mais experientes, que atuariam em uma espécie de assessoria ao grupo. “Mesmo sendo alguns jovens bastante inexperientes, demonstraram um conhecimento e capacidade de articulação que certamente contou com a participação de criminosos mais velhos. Esses também estão sendo investigados e inclusive não descartamos a participação de apenados”, revela o delegado.

 

Ainda conforme Mombach, com essas prisões é possível fazer uma projeção de diminuição nos crimes de invasão de residências, roubos a carros e estabelecimentos comerciais, que vinham ocorrendo com frequência em Caxias do Sul.