Bento Gonçalves

Corsan apresenta sua nova gerente em Bento Gonçalves

Nova gerente assume desafio de melhorar o atendimento na cidade.

Corsan apresenta sua nova gerente em Bento Gonçalves

A CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento) anunciou na última semana formalmente a sua nova gerente que ficará responsável pela unidade, localizada no município de Bento Gonçalves. Rosiane Leal Santos chega à cidade com muitos desafios, principalmente no que diz respeito à geografia da cidade e o saneamento básico. A nova gerente vem transferida da cidade de Canela onde era Gestora de Operações Especiais na Região das Hortênsias.

Em conversa com a reportagem do Portal Leouve, Rosiane destacou o desafio de assumir a unidade de Bento Gonçalves “Assim como Gramado e Canela, Bento Gonçalves é uma cidade turística e conta com uma geografia bem interessante, o que torna nosso trabalho bem complexo. Temos bastante trabalho pela frente”. Por se tratar de uma cidade que conta com muitos morros, um dos grandes desafios é o controle da pressão da água, para que todas as localidades tenham o abastecimento continuo deste recurso e também para o monitoramento dos possíveis vazamentos de água.

Apesar de ser umas das cidades mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves apresenta dados preocupantes no que se diz respeito ao saneamento básico. Segundo informações apresentadas pelo site Municípios e Saneamento Beta, enquanto a cidade serrana apresenta 92,35% da população atendida com abastecimento de água, frente a média de 86,88% do estado e 84,2% do país, apenas 16% da população é atendida com esgotamento sanitário, frente à média de 47,32% do estado e 66,95% do país.

Ao ser questionada sobre como este cenário relacionado ao esgotamento sanitário pode ser alterado, Rosiane apresentou as seguintes informações

“A CORSAN investiu fortemente em Bento Gonçalves com uma estação de tratamento de última tecnologia; esta estação hoje está localizada no Bairro Barracão e ela já coleta e trata os afluentes em torno daquela região. Esta estação de tratamento é extremamente diferenciada com uma tecnologia que oferece mais de 95 % de eficiência e vai de encontro com o novo marco regulatório que diz que até 2033, nós devemos ter cerca de 99% de água distribuída e tratada e à exemplo, 95% de esgoto coletado e tratado”.

Segundo informações repassadas pela CORSAN, a Estação de Tratamento de Esgotos Barracão (ETE), possui capacidade para tratar 30% dos esgotos da cidade de Bento Gonçalves. Além da estação de tratamento foram instalados 23 mil metros de redes coletoras e emissários, totalizando um investimento de 22 milhões de reais.
Contudo, quando todos os usuários se interligarem ao novo sistema, em torno de 16.500 habitantes serão atendidos.
Os bairros pertencentes a bacia do barracão são: Santa Marta, Santo Antão, Santa Helena, Barracão, Imigrante e Fenavinho.