Cidades

Veranópolis poderá ter laboratório da Ufrgs para pesquisa sobre demência

A pauta da reunião foi a busca de recursos junto ao Governo do Estado para instalar um laboratório de marcadores de demência no Instituto Moriguchi.

Veranópolis poderá ter laboratório da Ufrgs para pesquisa sobre demência

O prefeito Waldemar De Carli esteve em reunião com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, para apresentar um projeto inovador na área da saúde a ser desenvolvido na Terra da Longevidade. O encontro foi na segunda-feira, (15), com presença dos diretores do Instituto Moriguchi, Emílio Moriguchi e João Senger, a representante da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Costa, e os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Diogo de Souza e Eduardo Zimmer.

A pauta da reunião foi a busca de recursos junto ao Governo do Estado para instalar um laboratório de marcadores de demência no Instituto Moriguchi. Segundo De Carli, seria o início de um estudo multicêntrico da Ufrgs com dez centros, tendo Veranópolis como base da coleta de amostras.

“Esse é um trabalho inédito nos estudos da saúde em todo o território brasileiro, destacando mais uma vez o Município de Veranópolis na vanguarda da oferta de qualidade de vida às pessoas de todas as idades”, garantiu o chefe do Executivo.

Em razão do avanço da qualidade de vida e do número de idosos no Brasil, essa sobrevida estendida implica aumento na incidência de doenças crônicas, incapacitantes e involutivas. Essas enfermidades são responsáveis por comprometer a autonomia das pessoas, como as síndromes demenciais, cuja prevalência cresce com a idade. O desafio é conseguir um diagnóstico precoce do Mal de Alzheimer, entre outros, pela dificuldade na reversão da doença. A possibilidade de uma intervenção terapêutica precoce específica pode interferir diretamente na melhoria da qualidade de vida do paciente.

A busca por marcadores de demência confiáveis cada vez mais necessários e a instalação desse laboratório pretendem ofertar melhores possibilidades para a longevidade.