Memória LEOUVE

Sartori veta reajuste salarial ao Judiciário

Sartori veta reajuste salarial ao Judiciário

O governador José Ivo Sartori vetou os projetos de reajustes dos servidores do Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa conforme publicado no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira, dia 10. Os textos foram aprovados na Assembleia no dia 17 de maio.

 

O reajuste seria relativo a recomposição salarial de 8,13% retroativos a janeiro e teriam impacto de R$180 milhões nos anos de 2016 e 2017 nos cofres públicos, conforme as repercussões financeiras apresentadas pelos poderes e instituições nos projetos. 

 

Mas o governador justifica que os valores estão contrários ao interesse público no momento que existe previsão de negatividade superior a R$6 bilhões no ano. 

 

Mas com base no artigo 37 da Constituição Federal e artigo 33 da Constituição Estadual que preveem que vencimentos dos cargos do Legislativo e Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Executivo, o governador sustenta a justificativa que é uma pauta inconstitucional.

 

No veto Sartori também destaca que a medida não é exclusiva do seu governo, que medidas semelhantes foram adotadas nos governos Olívio Dutra, Germano Rigotto e Yeda Crusius. Assim como não existe previsão dos reajustes na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Orçamento para o exercício econômico-financeiro de 2016.