Memória LEOUVE

Setores de gastronomia e hotelaria da Serra apostam no frio intenso para lucrar

Setores de gastronomia e hotelaria da Serra apostam no frio intenso para lucrar

As baixas temperaturas tradicionalmente esquentam o setor hoteleiro e gastronômico na Serra Gaúcha. O frio intenso que vem atingindo a região é comemorado por quem trabalha com turismo. 

 

Com a proximidade das férias de inverno os empresários do setor esperam hotéis com altas taxas de ocupação e restaurantes lotados e lucrando com a chegada dos turistas. Para João Antônio Leidens, presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) da Região Uva e Vinho a expectativa é de em 2016 superar os números do ano passado.

 

“O inverno para o turismo na região é considerada nossa alta temporada. Em toda base do sindicato que abrange 20 municípios, esperamos taxas de ocupação girando em torno de 65% nos hotéis, em datas especiais como o Dia dos Namorados até 100% de ocupação”, conta.

 

Segundo o presidente da Segh, a crise que acarretou na alta do dólar acabou favorecendo o turismo interno visto que muitas pessoas que viajavam para o exterior estão procurando destinos nacionais. 

 

Para aproveitar o momento a grande aposta é no agroturismo e enoturismo, Leidens acredita a experiência de conhecer a cultura da região focando nos produtos derivados da uva é um trunfo da Serra Gaúcha.

 

“O turista quer ver aquilo que nossos avós faziam, o que faz parte da nossa essência. É isso que temos que achar formas atrativas de mostrar aos visitantes, como se faz o agnolini, uma massa, como se produz um vinho, pra pisar na uva e participar do processo”, explica. 

 

A Segh abrange 20 municípios da região sendo eles Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabijú, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Prata, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata, Pinto Bandeira. Atualmente o sindicato tem 1.999 empresários associados.

 

Confira o vídeo com a entrevista de João Antônio Leidens: