Memória LEOUVE

Ex-ministro defende em Farroupilha marco regulatório para pedágios no estado

Ex-ministro defende em Farroupilha marco regulatório para pedágios no estado

A necessidade da criação de um marco regulatório para o novo modelo de pedágios a ser instalado no Rio Grande do Sul foi defendida pela ex-ministro dos Transportes Cloraldino durante palestra na Câmara de Vereadores de Farroupilha na segunda-feira, dia 6 de junho. Severo esteve na Câmara a convite do vereador Fabiano Piccoli (PT).

 

Durante sua explanação, o ex-ministro apresentou o que na teoria deveria ser os direitos e obrigações dos envolvidos em uma concessão de pedágio. Com base em documentos de regulamentação, Severo explanou por mais de uma hora. Segundo a apresentação, o Estado tem a obrigação de defender o consumidor contra tarifas elevadas e assegurar que a empresa cumpra os níveis de serviços estabelecidos. A fiscalização deve ser realizada através do próprio Governo e com o Ministério Público. Cloraldino esteve acompanhado pelo presidente da Assurcon, Davi Vicenzo que já esteve em sessão explanando este mesmo tema.

 

Recentemente, um projeto que autoriza a concessão foi aprovado na Assembleia Gaúcha. Severo foi ministro dos Transportes no período de João Figueiredo, e atualmente presta consultoria na área de Transportes. Natural de Uruguaiana, hoje residindo em Porto Alegre, Cloraldino apresenta um amplo conhecimento sobre as rodovias gaúchas.

 

Cloraldino Severo conversou com a reportagem da Rádio Viva sobre pedágios, trasporte público e projetos ferroviários: